Os deuses não são para o grego, um conceito da razão,
Os deuses não são, para o grego, um conceito da razão, senão da imaginação. Como a imaginação dos gregos era objectivista, eles conceberam deuses, que não um só deus, pois a objectividade é forçosamente pluralista por isso que é plural a realidade.
Quando, pela primeira vez no mundo, Caeiro o disse:
A realidade é partes sem um todo,
a ideia de um conjunto é transferida do objecto-só para a soma, aliás indefinida, o grosso de uma série de objectos.
Um conjunto é, ou uma síntese, ou uma soma. Como poderemos somar as coisas?, como poderemos sintetizá-las?
Não há, porém, propriamente realidade, senão realidades; a mesma realidade é plural. Tanto um objecto qualquer, como a sombra dele, como o pensamento dele são «realidade», porém com realidades diferentes. O pensamento tem uma dimensão só, a sombra duas dimensões só, a «coisa» três dimensões. Pode haver coisas com quatro, e mais dimensões.
O pensamento é espacial, ou material, por isso tem uma dimensão só.
Pessoa por Conhecer - Textos para um Novo Mapa . Teresa Rita Lopes. Lisboa: Estampa, 1990.
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