A nossa civilização data da Renascença,
A nossa civilização data da Renascença, atravessa a época da Revolução Francesa e o período «científico moderno». Na sua marcha foi adquirindo vários preconceitos [,] cada grupo característico de cada época que atravessou.
Da Renascença datam principalmente os preconceitos propriamente políticos (a Ren[ascenç]a foi a época da segura intuição política — Machiavelli o pensa). São 3: o pre[conceito] religioso (que vem da idade média e envolve o do Império (?);
o pre[conceito] militar (que modernamente é o da disciplina); e o pre[conceito] economístico (proveniente da intensa vida económica moderna).
Depois, há os preconceitos humanitários que datam da Revolução Francesa: — são 3: (1) o igualitário, que dá homem como igual a homem e com os mesmos direitos; (2) o feminista, que dá a mulher com todos os mesmos direitos que o homem; (3) o internacional, que dá cada nação como tendo os mesmos direitos que outra.
Depois, há os prec[onceitos] que provêm da ciência: (1) o biológico; (2) o psicológico; (3) o sociológico.
Pessoa Inédito. Fernando Pessoa. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
- 162.«O Templo de Jano».