REPOSITÓRIO DE CONTRADITAS.
REPOSITÓRIO DE CONTRADITAS.
1. A ignorância é que é a inocência.
2. Não-existência do ser-casto.
3. O dogma da não-existência de Deus.
A existência de Deus não é racionalmente demonstrável. Isso pode ser por ser falsa. Pode também ser por ser axiomática.
É racionalmente indemonstrável a existência das minhas botas. Vendo bem, é absurdo que elas [tenham] existência. O facto de elas não serem naturais torna-as ilógicas.
O facto é que toda a realidade é axiomática e irracional. O real é nos dado [.] O racional descobrimos nós; e o que descobrimos não é o que nos é dado; por isso o racional nunca nos parece real.
Nenhum argumento provando a existência de Deus vale alguma coisa, como nada valem também os argumentos provando a existência do universo; (...)
A suposição de que a vontade da maioria não se manifesta envolve a contradição de existir uma vontade que não se manifesta, quando o característico da vontade é manifestar-se. A hipótese de que em determinado país, regido, por ex[emplo], por instituições rep[ublican]as, a maioria, se estivesse livre de se declarar, se declararia monárquica, é falsa; não há nunca essa liberdade de se declarar. Em nenhuma sociedade ela existe. Se é impossível, não se punha a hipótese.
Pessoa Inédito. Fernando Pessoa. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
- 163.«O Templo de Jano».