[O Iconoclasta] - Trata-se de uma publicação politicamente…
[O Iconoclasta]
Trata-se de uma publicação politicamente republicana radical, e por r[epublicana] r[adical] queremos dizer pura e simplesmente republicana - adversa, de um lado à monarquia, e, do outro, ao socialismo e ao anarquismo; inimiga não só da Igreja mas das religiões todas e da religião em si, porém in(…) às soluções materialistas; não sendo nem materialista nem espiritualista, natural é que seja como é - idealista, ou transcendentalista, se o leitor quiser.
Trataremos de encarar as questões pelo seu lado sociológico sempre, e doutrinária e teoricamente, o que não quer dizer que a incitação à revolta não seja um produto escrito dessa doutrina nem que a revolução esteja fora dessa teoria.
Tão pouco nos esforçaremos por ser calmos e pacatos. Ao discutirmos quer a monarquia portuguesa quer a Igreja Católica - escolham-se os piores exemplos - mal de nós próprios julgamos se o pudéssemos fazer sem que da própria calma do nosso calmo raciocínio ressumasse o ódio intenso e acalentado que nos enche a alma.
[...]
Pessoa por Conhecer - Textos para um Novo Mapa . Teresa Rita Lopes. Lisboa: Estampa, 1990.
- 166.Excerto de texto manuscrito com quatro páginas e meia.