Ora, parece que, sendo a constituição fundamental do imperialismo...
German War, etc.
Ora, parece que, sendo a constituição fundamental do imperialismo romano a cultura grega, a administração romana e o cosmopolitismo europeu, essas devem ser, fundamentalmente, as bases da nossa civilização, por isso que ela assenta no império romano, como origem. Mas repare-se que ela assenta, não no império romano propriamente dito, senão no império romano decadente, e nos princípios que saíram de tal império, quando decadente.
Ora a decadência do império romano envolveu o que toda a decadência envolve: (a) uma separação e dissolução, ou, antes, desconexão, dos princípios que formavam a base desse império; (b) a criação de novos elementos dependentes da acção do factor decadência sobre as circunstâncias civilizacionais em que se deu, no tempo das quais se deu; (c) a dissolução e corrupção geral característica de todas as decadências.
Ultimatum e Páginas de Sociologia Política. Fernando Pessoa. (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Morão. Introdução e organização de Joel Serrão.) Lisboa: Ática, 1980.
- 36.