[Cartas a João Gaspar Simões - 18 Fev. 1933]
Apartado 147.
Lisboa, 18 de Fevereiro de 1933.
Meu querido Gaspar Simões:
Acabo, literalmente, de receber a sua carta de ontem, e, desta vez, respondo, em verdade, imediatamente.
Dado o vosso amável desejo de que haja sempre colaboração minha na Presença, envio uma brevíssima composição do Ricardo Reis, escrita há dias e que por acaso ainda tinha na algibeira. Assim posso corresponder à sua indicação de enviar na volta do correio.
Quanto à colecção de autores portugueses e o modo como eu poderia figurar nela, escrever-lhe-ei daqui a uns dias. Desejo poder dizer-lhe qualquer coisa que de facto eu possa cumprir. O mais provável será eu poder fornecer, para a colecção, um dos «livros» do meu Cancioneiro, que deve dar qualquer coisa como 120 páginas. Digo «o mais provável», porque é simples questão de escolher entre coisas que já existem. Em todo o caso, como acima digo, de aqui a dias lhe direi.
Muito agradecia se me pudesse enviar, registrado, o número dos Cahiers du Sud. Dois dias depois lho devolverei, registrado também. De aqui encomendarei um exemplar para mim.
Um abraço do seu admirador e muito amigo,
Fernando Pessoa.
Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) Lisboa: Europa-América, 1957 (2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982).
- 96.