[Cartas a João Gaspar Simões - 8 Fev. 1934]
Apartado 147.
Lisboa, 8 de Fevereiro de 1934.
Meu querido Gaspar Simões:
Muito lhe agradeço a sua carta de 24 de Janeiro. Vejo que, de facto, perderam, aliás incompreensivelmente, duas cartas minhas para si. A primeira, escrita há já bastante tempo, não tinha importância de maior: consistia em umas poucas linhas perguntando para quando seria preciso o prefácio aos Indícios de Ouro. Deu-se o caso de, pouco depois, aqui aparecer o Hourcade, que me pôde elucidar sobre a marcha das coisas a este respeito – o que, aliás, v. mais tarde fez, quando me escreveu.
A segunda carta era, como carta, as três ou quatro linhas a que ultimamente me referi; essa continha colaboração para a Presença. Não se perdeu grande coisa, e a Presença ganhou, com a perda dessa carta. A colaboração, como creio que já lhe disse, foi extraída à pressa do apressado; não digo que manchasse a Presença, mas o certo é que a não ilustraria muito – no mais «conservador» dos critérios, como costumam dizer os Ingleses.
Endereço esta carta como fiz à última, cumulativamente para si e para a Redacção de Presença; como essa de facto chegou, espero que esta chegue também. Se o não maçasse, pedia, porém, que me avisasse da chegada. (É curioso que, pondo eu o nome e endereço de remetente em todos os envelopes, as duas outras cartas, as perdidas, tenham sido de facto perdidas em absoluto).
Vai junto um pequeno poema, colaboração para o próximo número de Presença. Espero que convenha, e que chegue a tempo.
Não se esqueça de me dizer a tempo quando quer o Prefácio, que pode, aliás, ser curtíssimo, para os Indícios de Ouro.
Um abraço do camarada amigo e grato,
Fernando Pessoa.
P. S. – Sobre a colecção da Athena: de momento não a posso obter. Espero poder fazê-lo em breve. Então, e sem mais demora, lha enviarei – e com muito prazer.
Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) Lisboa: Europa-América, 1957 (2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982).
- 110.