O erro fundamental, que alguns, mesmo sinceramente, têm cometido…
O erro fundamental, que alguns, mesmo sinceramente, têm cometido com respeito a esta guerra, é o de julgar que existe diferença alguma essencial entre a mentalidade dos impérios centrais e a mentalidade dos vários países de que se compõe o bloco dos aliados.
Como existiria essa diferença essencial? como poderia existir? Uns e outros pertencem à mesma civilização, uns e outros se apuraram, sobretudo os principais de cada grupo, no esmero das ciências e das indústrias, uns e outros contribuíram muito para as artes e para as letras. Uns e outros, cada um a seu modo, contribuíram e contribuem para o conjunto mental e material, a que se chama a civilização contemporânea.
Se a medida da civilização, para cada país, está na grande adaptação ao meio; se o «meio», aqui, é a linha geral da civilização europeia, como dizer que a Alemanha, por exemplo, está menos civilizada que a Inglaterra, se a sua adaptação ao meio contemporâneo é tão forte como o de aquela, e se é feita por meios diversos, é apenas porque se trata de um país diverso (diferente)?
Pessoa Inédito. Fernando Pessoa. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
- 169.«O Templo de Jano».