Proj-logo

Arquivo Pessoa

OBRA ÉDITA · FACSIMILE · INFO
pdf
Ricardo Reis

Entre os homens cultos, a ciência substituirá a religião.

Entre os homens cultos, a C[iência] substituirá a religião.

Mas a ciência cria um modo social seu. Cria uma aristocracia, uma burguesia, um proletariado. A sua aristocracia é uma aristocracia intelectual - são os produtores de ciência os aplicadores superiores dela. A sua burguesia é o vasto número de gente - incluindo os operários citadinos, em geral - que compreende, por fora o que é a ciência, lhe sente os benefícios, lhe (...) A sua classe baixa é toda aquela gente que está fora de sentir a ciência, de qualquer modo - população rural, etc..

A disciplina científica atinge diversamente as 3 classes. Para a aristocracia científica, a C[iência] é uma disciplina directa. Aí, ela é um culto. A inibição aos actos maus e impulsivos nasce da própria disciplina que no espírito se infiltra pelo mero trabalho científico constante, constantemente atento a leis, a regularidades, constantemente em presença dos malefícios de ser excepção, anormalidade.

Para a classe média a ciência tem outro aspecto disciplinador.

Para a classe média, a ciência disciplinará pela Lei, pelo código, pela cadeia, pela penalidade. Não há outro modo de disciplinar o povo.

s.d.

Pessoa por Conhecer - Textos para um Novo Mapa . Teresa Rita Lopes. Lisboa: Estampa, 1990.

 - 317.