[Cartas a João Gaspar Simões - 24 Dez. 1934]
Meu querido Gaspar Simões :
Desculpe não lhe ter escrito há mais tempo, como devia e queria, para lhe agradecer o Amores Infelizes, que muito e deveras apreciei.
Devo-lhe ainda uma carta «crítica» acerca do Elói. Conto poder escrever-lha durante o mês que vem, que tenciono passar, na sua maior parte, no Estoril; nela tratarei, então, deste seu novo livro também.
Vai por este correio, registrado, o meu livro Mensagem. Só agora, uns vinte e tantos dias depois de ser posto à venda, tenho exemplares para mim, em número que se veja, e não seja portanto absorvido por ofertas, materialmente inevitáveis, a pessoas com quem estou em contacto directo diário ou frequente. Desculpe-me, pois, também esta demora.
Envio esta carta, e o livro, para Coimbra, mas não sei se v. estará lá nesta altura da ano. Suponho, porém, que uma e outra coisa lhe chegarão, e sem grande demora.
Boas festas e um Ano Novo como v. o quer.
Abraça-o o amigo grato e o admirador de sempre
Fernando Pessoa.
24-XII-1934.
P. S . – Quer exemplares do livro para Presença? Há e posso mandar quando quiser.
Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) Lisboa: Europa-América, 1957 (2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982).
- 112.