Razões de ordem financeira…
Razões de ordem financeira, que são motivadas sobretudo (ou «exclusivamente») pelo encarecimento do papel de impressão, levam ORPHEU a suspender a sua publicação temporariamente. A não ser que se vendesse cada número a um preço muito mais elevado — o que não podemos fazer — ou que se reduzisse muito o número de páginas — o que igualmente nos repugna — , a produção de ORPHEU, nas actuais circunstâncias, redundaria numa grave perda.
Para que se não diga que o Movimento Sensacionista português quedou infrutífero, iremos publicando, em plaquetas, várias composições dos notáveis e originais artistas de que o nosso Movimento é composto. Estas plaquetas custarão 10 centavos cada uma. Os assinantes de ORPHEU têm direito a seis plaquetas d'estas, cujo custo total equivale ao dos dois outros números de ORPHEU que a sua assinatura abrangia. Quando ORPHEU reaparecer, forneceremos, porém, gratuitamente aos assinantes esses dois números.
Assim, aquela restrita parte do público ledor português que ainda é capaz de ser educada para a compreensão civilizada da literatura, não ficará privada da única publicação com um carácter europeu que, em recentes anos, se tem produzido no nosso país.
Pessoa Inédito. Fernando Pessoa. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
- 128.